sábado, 17 de dezembro de 2016

IN MEMORIAM. Laura Ferreira dos Santos.




Conhecia-a em 1984, foi minha professora de História e Filosofia da Educação. Para alguém como eu, acabado de entrar no ensino superior, ainda com algumas ilusões sobre o sistema e já atacado pelas primeiras desilusões, a Laura foi uma luz que me fez manter alguma fé na Universidade, essa mesma que acabou por lhe ser ingrata. Nas suas aulas ensinava-se e discutia-se Filosofia com uma abertura de espírito e um arrebatamento contagiante. Julgo que até cheguei a sentir aquela clássica paixão platónica do estudante pela professora carismática.

Muitos anos depois, graças ao correio eletrónico e às redes sociais, iniciamos uma correspondência frequente. Estava atacada por múltiplas complicações oncológicas. Sabia que talvez não tivesse muito mais tempo de vida, mas aferrava-se-lhe.

A Laura era uma idealista, quem não perceba isto não entende o significado pessoal da sua luta pelo direito de cada um a decidir. Os jornais, a opinião pública, falam duma defensora da eutanásia, sem entenderem que não era algo que necessariamente equacionasse para si; a sua luta era por um direito, universal e em abstrato.

Numa das “cartas” que este ano me escreveu, dizia o seguinte: “Parece-me que estás fundamentalmente bem, apesar das dúvidas metafísicas que possas ter. A saúde é de facto um bem muito precioso”. Leio este comentário sobre mim, como um resumo do seu próprio momento: A fria constatação do poder da matéria, o brutal impacto que um corpo doente pode ter na formulação da Ideia, essa Ideia que a Laura sempre procurou.

É neste contexto que vejo sua última luta (e que está longe de lhe resumir a vida). Foi como se destilasse o sofrimento que sentia numa ideia sem a qual alguém como ela não teria instrumento de sobrevivência. Num aparente paradoxo, lutou pelo direito à morte para se manter viva. E a Laura queria viver, disso não tenho dúvida.

Um dia disse-lhe isso: “A vida é um direito e não uma obrigação. Mas os que cá estamos e te admiramos gostamos muito que te mantenhas entre nós. De qualquer forma, a jovem e idealista professora ficará sempre na minha memória”. Respondeu-me inequivocamente: "Apesar de tudo há esta pulsão quase cega para viver e resistir à morte".

Menos de 24 horas antes de morrer colocou o seu último texto no Facebook: Sofria, não de sofrimento próprio mas do sofrimento de Aleppo; são assim os seres humanos quando grandes!

O dor ficou para os que a perdemos. Felizmente que a memória também.



Luís Novais

Sem comentários:

Enviar um comentário