sexta-feira, 20 de novembro de 2015

CIDADANIA CONTRA RADICALIZAÇÃO

Mais e não menos humanidades em todo o sistema educativo, fornecendo ferramentas para um exercício pleno da cidadania; acredito que esse seria o caminho estruturante para evitar a proliferação de jovens perdidos, que buscam na radicalização a resposta para as suas angústias.

Admirador que sou da obra de Dali, sempre me intrigou a sua relação com Gala. Gala não era bonita, excecionalmente culta, dotada de grande inteligente ou com produção artística. Mas foi a ela que o génio se dedicou e, em grande parte, se submeteu.

Dali era um homem livre, na verdadeira aceção da palavra. Dizia o que pensava, fazia o que queria e apenas dependia de si para sustentar uma vida extravagante. Que papel podia desempenhar uma mulher como Gala na sua existência?

Por vezes temos de ir aos lugares, vendo e respirando o mesmo ar para entender certos fenómenos comportamentais. Um dia visitei a casa castelo de Púbol que o artista ofereceu à musa, e lembro-me da intuição: Sendo a liberdade uma aspiração tão difícil de gerir, pode ser insuportável em absoluto. Nessa perspectiva, Gala seria a fronteira que limitava Dali.

Em 1941 o psicanalista e filósofo Erich Fromm publicava uma obra onde falava no medo da liberdade. A sociedade do sucesso económico individualista teria criado seres humanos isolados que, ou não se inserem socialmente, ou procuram limites à sua liberdade aderindo a grupos e seitas que lhes impõem limites.

Em grande parte, acredito que isto explica a expansão de alguns fundamentalismos religiosos. Na América Latina, onde vivo, difundem-se rapidamente certas correntes evangélicas com um grande radicalismo moral. Conheço pessoalmente alguns casos de ex-delinquentes, com uma vida anterior desnorteada, que se converteram (ou, como dizem, voltaram a nascer) e que estão entre os mais acérrimos seguidores das “verdades bíblicas” literais, contra aquilo que consideram desvios morais, como é o caso da homossexualidade.

Voltei a pensar nisto quando li um recente artigo de Mafalda Anjos na revista “Visão”, sobre as mulheres da Jihad, em particular sobre Hasna Boulahcen, que se fez explodir em Saint-Denis no decorrer da operação policial que se seguiu aos atentados. Hasna “fez uma juventude rebelde com muitas festas, álcool e sexo” e, há seis meses, “passou a andar de hijab (a túnica que cobre o rosto menos a face)”. Pouco depois, “radicalizou-se e arranjou amigos Daesh”, tendo aderido “com unhas e dentes ao terrorismo islâmico”.

Talvez uma liberdade que não se consegue gerir possa criar um sentimento contraditório de autodefesa que, no limite, arrasta à própria destruição.

O ser humano é ação e pensamento, é força física e moral. O modelo que vivemos centra-se cada vez mais no binómio ação-força e cada vez menos no pensamento e na moral. São estes últimos que nos permitem gerir aqueles e ter capacidade para o exercício duma liberdade consciente. Procurar responder com plenitude à mais antiga pergunta “de onde venho e para onde vou”, é condição elementar para que isso seja possível.

Infelizmente vivemos uma doutrina económica que se apropriou do sistema educativo e, obcecada por criar o profissional, esquece o cidadão… Como se fosse possível fazer bem feito quando se É mal.

Mais e não menos humanidades em todo o sistema educativo, fornecendo ferramentas para um exercício pleno da liberdade e da cidadania; acredito que esse seria o caminho estruturante para evitar a proliferação de jovens perdidos, que buscam na radicalização a resposta para as suas angústias. 

Propor a pena de morte por decapitação como acaba de fazer Le Pen, perseguir muçulmanos em geral e refugiados em particular, fechar mesquitas e outras propostas que por aí andam, podem ser ideias muito populistas mas que agravam o problema em vez de o resolver. Lá está: a falta de cultura cidadã não atinge apenas um lado da barricada.


Luís Novais


Sem comentários:

Enviar um comentário